FIRE-B-AWARE
Perceção do risco de incêndio dos alunos do
ensino básico e das suas famílias em Portugal
O PROJETO
O Fire-B-aware é um projeto de aceleração à investigação financiado e a decorrer no Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (CITUA).
Este projeto tem como objetivo analisar a perceção dos alunos do 7ºano e das suas famílias sobre o risco de incêndio rural em Portugal.
Para tal, foram definidos dois objetivos principais que orientarão o desenvolvimento do projeto:
(i) perceber como os alunos do ensino básico residentes em Portugal continental percecionam o risco de incêndio rural, como estão preparados para responder a eventos deste tipo e como as suas atitudes e comportamentos moldam a sua capacidade de preparação;
(ii) perceber qual é aperceção das famílias dos alunos do ensino básico sobre a mitigação do risco de incêndio rural no âmbito do ordenamento do território.
Para cada um destes objetivos, um tipo de questionário foi desenhado para a recolha dos dados necessários:
O primeiro questionário será aplicado aos alunos do 7º ano do ensino básico, preferencialmente na disciplina de Educação para a Cidadania.
O segundo questionário será aplicado aos encarregados de educação e familiares dos alunos do 7º ano e será entregue aos mesmos para que possa ser respondido em casa pelos familiares.
Amostragem
A estratégia de amostragem seguirá as duas variáveis de análise: estar (ou não) numa área de risco de incêndio rural e ter (ou não) experiência anterior de incêndio rural nos últimos 8 anos. Estas duas variáveis foram avaliadas após o cruzamento de vários dados e permitiu obter 3 grupos de municípios, no entanto esta informação será atualizada em função dos dados de ocorrência de incêndio rural deste verão. Para cada um destes 3 grupos serão aleatoriamente selecionados 20 concelhos, onde será selecionada 1 escola e dentro desta 3 turmas de 7º ano.
Serão realizados questionários a alunos do 7.º ano e respetivas famílias em Portugal Continental.
Para que a amostra seja representativa do País, serão realizados questionários em Escolas Básicas de 70 concelhos de Portugal continental, onde participarão no estudo 3 turmas por escola.
Pretende-se que as escolas secionadas representem territórios com elevado e baixo risco de incêndio rural e com e sem experiência de incêndio nos últimos 5 anos.
Área queimada acumulada entre 2015 e 2022
Área ocupada pelas classes de perigo Alto e Muito Alto
A METODOLOGIA
Serão realizados questionários a alunos do 7.º ano e respetivas famílias em Portugal Continental.
Para que a amostra seja representativa do País, serão realizados questionários em Escolas Básicas de 60 concelhos de Portugal continental, onde participarão no estudo 3 turmas por escola.
Pretende-se que as escolas secionadas representem territórios com elevado e baixo risco de incêndio rural e com e sem experiência de incêndio nos últimos 5 anos.
Detalhe da atividade a desenvolver em sala de aula:
A atividade a desenvolver em sala de aula está planeada para ocorrer durante uma aula de Educação para a Cidadania (cerca de 45 minutos).
Esta atividade será facilitada por um elemento da equipa Fire-B-aware e iniciar-se-á com uma apresentação da mesma, compreendendo dois principais momentos:
1º Implementação do Questionário
2º Realização do Quiz
Status
Data da última atualização: 27/05/2024
Total de Concelhos Envolvidos = 29 (41,4%) da Amostra
Recolha de dados
Data da última atualização: 27/05/2024
Resultados Esperados
Como outputs do Fire-B-aware, prevê-se a submissão de dois artigos em revistas científicas, a apresentação de comunicações em conferências internacionais, o desenvolvimento de um guia de sensibilização sobre esta temática para as escolas e a organização de um seminário sobre a perceção do risco de incêndio rural.
2 Artigos
4 Comunicações
1 Seminário
Este webinar pretende divulgar o projeto de investigação do Fire-B-aware (Perceção do risco de incêndio dos alunos do ensino básico e das suas famílias em Portugal) a decorrer no Instituto Superior Técnico entre março de 2023 e março de 2024. Este projeto pretende perceber como os alunos do ensino básico residentes em Portugal continental percecionam o risco de incêndio rural, como estão preparados para responder a eventos deste tipo e como as suas atitudes e comportamentos moldam a sua capacidade de preparação. A equipa do Fire-B-aware tem como objetivo, neste webinar, demonstrar o valor acrescentado que o projeto tem para a disciplina de Educação e Cidadania, onde se pretende realizar um questionário e uma atividade de sensibilização para o risco de incêndio aos alunos do 7.º ano do ensino básico de Portugal Continental.
Nota: Gostaríamos de informar que, ao clicar no convite para o WEBINAR, será redirecionado(a) para a gravação do evento no YouTube.
ENTRE EM CONTATO CONNOSCO
Instituto Superior Técnico,
Avenida Rovisco Pais, 1.
1049 - 001 Lisboa